quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Maroto

Imagem um bar com uma decoração kitsch q.b., no qual se vendem salgadinhos, onde a cerveja é Superbock e o vinho é vendido a copo, directamente de um garrafão, e onde passa música dos X-Wife e dos Vicious Five…

Podia ser um bar em Leiria… Podia, mas não é! Em Leiria um bar deste calibre vende Sagres, médias e minis! Jamais Superbock!

Podia ser um bar em Évora, terra natal do meu amigo Barona, mas também não é… É fácil perceber o porquê! A música dos X-Wife e dos Vicious Five ainda não chegou ao Alentejo, o que se compreende se pensarmos que estes nomes, em Alentejano, são praticamente impossíveis de pronunciar!

O Cruz deve estar a pensar: “este gajo veio a Lisboa e foi ao Senhor Jaime (Ginjinha das Gáveas) beber uma e não me disse nada!”. Também não é verdade… Nuno: no Senhor Jaime a decoração não chega, sequer, a ser kitsch, é indescritível e não subsumível a qualquer qualificação! É aquela conjugação da foto aérea da “casa lá da terra” com umas aguarelas com uns cavalos… Já para não falar do mobiliário, do chão, do balcão, etc. …

A verdade é esta: é um bar em Munique chamado Maroto!


Pedia a vossa atenção para o símbolo do bar… Nada mais, nada menos, do que aquele ícone da cultura popular portuguesa: o menino a chorar… Comparável com este, só uma Nossa Senhora de Fátima!

Pois bem, tomem lá com a Santa! Ela é a padroeira do bar! Está colocada numa posição em que “olha” por todos os frequentadores do bar…




Confesso que me sinto muito mais protegido sabendo que tenho uma entidade desta importância a “olhar” por mim…

Do local onde a Santa se encontra, é possível ver a Speisekarte do Bar, onde é possível descortinar a existência de coisas tão interessantes como:


Recomendo vivamente o "Senhor Tó"...
Chamava a atenção que "Gegen den Hunger gibt's immer frisch Salgados", o que significa: "Contra a fome há sempre salgados frescos".


Da restante iconografia portuguesa que decora o bar, destaco: o referido garrafão,


Alguns cromos de elementos da selecção nacional e dois galhardetes de uns quaisquer insignificantes clubes de bairro,


Bem como este objecto furtado a uma qualquer corporação de Bombeiros,


E ainda este pormenor: uma bebida chamada Castelo de Silves… Coisa que desconhecia, quer a bebida, quer a existência de um castelo em Silves...

O que a Santa não vê, e ainda bem, é a decoração da casa de banho dos homens!

Passo a explicar: a casa de banho dos homens contem um curso básico de português, que eu apelidaria de curso de sobrevivência. Isto é, qualquer alemão que frequente este curso não morre em Portugal! Vejamos:

O curso começa pela palavra “cagatório”. Conhecendo esta palavra, é garantido que qualquer turista alemão cumprirá as suas necessidades básicas no local apropriado para o efeito!

Segue-se a palavra “sol”. Sabendo esta palavra, qualquer turista alemão chega à praia, o que me parece bastante relevante dado que é das poucas coisas boas que Portugal tem para oferecer, ao lado das borbolotas e, segundo o autor deste curso, Portugal também deve oferecer o que está no canto superior direito da foto...


Daqui para a frente, não me responsabilizo pelo conteúdo das fotos, não farei grandes comentários e, confesso, censurei muita coisa e cortei mesmo algumas fotos…

Aprendendo a palavra “porco” é possível não morrer à fome em Portugal, bem visto! Sobre o que está por cima do porco… Se ela gosta, ou não, o problema é só dela! Pelo menos não ficam dúvidas sobre o significado da palavra fumar... ou será que ficam...


É possível que o alemão também não morra de frio, porque vai ficar a conhecer a palavra “cachecole”… Poderão, no entanto, existir alguns problemas com a correcta utilização da palavra “cadeira”… "Os oculos" também é uma coisa que dá sempre jeito...




Depois, entre outras devidamente censuradas por este vosso Amigo, existe esta lição de “bom português” que ensina ao alemão que:



Depois das fotos, pedi mais uma Super, tirei uma foto com a “nossa bandeira”,


e sentei-me ao balcão a imaginar o "bom português" que se poderá aprender na casa de banho das mulheres…



"Um abraço deste que tanto vos quer!"

8 comentários:

  1. Que bar tão místico! As frases são lindas... A que gosto mais, é o acesso à casa de banho.

    Quando te for visitar, temos de me levar a esse bar.

    ResponderEliminar
  2. Folgo em saber que finalmente encontraste um lar que te acolha... Abraço!

    ResponderEliminar
  3. AHAHA! que reportagem fabulosa.
    Existem espaços magnificos por esse mundo fora!
    Não há nada como um bom bar tuga para nos sentirmos em casa!

    ResponderEliminar
  4. Viva o SLB. Este post, hilariante, cheira a bom benfiquismo por todos os lados. abraços

    ResponderEliminar
  5. Tens que explicar se esse bar é só para "marotos" ou também é frequentado por gajas?
    Para ser bar portuga tem que ter as paredes WC com números telefones de gajas.

    ResponderEliminar
  6. Hum!! Cheira-me que no MAROTO, ao sábado depois das 9:43 há Entremeada de Vitela servida com Grelo fresco! Chega-lhe Primo" já dizia a profecia, "Dar fogo ao forno, enquanto o grelo é fresco!" Um abraço e um Queijo!

    ResponderEliminar
  7. Epá, vê-se mesmo que és da Bairrada!! No alentejo é que há tascos do género do Maroto!! Alentejano e germanófilo são linguas quase gémeas!!! Por isso é que quando vou à Alemanha todos me entendem na perfeição: "Amiguinhisch, un minisch freschquinhijá"!!

    ResponderEliminar